fbpx

Aplicação de toxina botulínica para rejuvenescimento facial

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma substância obtida a partir da bactéria Clostridium botulinum. No produto utilizado para aplicação, a bactéria encontra-se enfraquecida. Essas aplicações injetáveis têm sido usadas há vários anos em crianças e adultos para tratar espasmos musculares, tanto no rosto como em outras partes do corpo. A aplicação da toxina botulínica enfraquece o músculo tratado, impedindo sua contração. Essa técnica tem sido amplamente utilizada para suavizar rugas dinâmicas ou de expressão, como as presentes na testa, entre as sobrancelhas (glabela) e ao redor dos olhos (pés-de-galinha), além de tratar hiperidrose (sudorese excessiva) e simetrizar a face após paralisia facial, entre outras possibilidades.

Como é realizado o procedimento?

O procedimento é realizado por meio de injeções, utilizando-se uma agulha muito fina que é inserida diretamente no músculo a ser tratado. Não é necessária anestesia e os resultados (enfraquecimento muscular) começam a ser observados entre 24 horas e 5 dias após a injeção. Em algumas regiões, os resultados só são visíveis após 15 dias. Após a aplicação, recomenda-se evitar massagear o local, deitar ou fazer exercícios físicos nas próximas 4 horas.

Qual é o resultado?

Em geral, os resultados são muito bons. No entanto, como a resposta orgânica pode variar em cada paciente, pode ser necessária uma ajuste de dose cerca de duas semanas depois. Devido à natureza química do tratamento, seus efeitos não são permanentes, pois o efeito da toxina botulínica dura em média de 5 a 6 meses, podendo variar de pessoa para pessoa. Após esse período, uma nova aplicação pode ser planejada, se o paciente desejar.

Abrir bate-papo
Olá, como posso te ajudar?